Avançar para o conteúdo

Serviço de Medicina Intensiva da ULSLO recebe certificação

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) da ULS Lisboa Ocidental (ULSLO), criado em 2022, recebeu a certificação com o nível bom pela ACSA/Direção Geral da Saúde.

É um resultado positivo para um Serviço que juntou, nos últimos anos, as quatro unidades de cuidados intensivos da ULSLO, no Hospital de Egas Moniz e no Hospital de São Francisco Xavier, garantindo ainda apoio à Unidade de Cirurgia Cardíaca do Hospital de Santa Cruz.

“Quando me perguntam qual é a mais-valia deste processo, acho que a primeira é mesmo essa: a união do serviço. E depois reconhecer que a uniformização de procedimentos leva a uma melhoria clínica. Queremos que se traduza numa diminuição dos tempos de espera, numa redução da morbilidade e mortalidade”, afirma António Pais Martins, diretor do SMI.

Esta não é a única conquista de um serviço “jovem” mas que quer posicionar-se entre os pares como local de excelência no tratamento e no ensino.

Fruto do reconhecimento da direção do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos, a ULSLO já acolheu duas épocas de exame final da formação específica em Medicina Intensiva.